terça-feira, 20 de agosto de 2013

Julgando a Língua !

                      Entrevistando#

Oi pessoas lindas que nos acompanham, hoje o metamorfose traz uma entrevista para vocês, falando um pouquinho sobre a importância da linguagem coloquial, e algumas opiniões que podem nos ajudar bastante em nosso cotidiano. Vamos lá ?!

1- O que você acha sobre a língua coloquial e o que dizer sobre a sua influência para os jovens ?

R= A linguagem coloquial ou popular está presente no nosso dia, pois é uma linguagem simples, que só pode ser usada em determinadas situações, ou do contexto em que o indivíduo se encontra.
Os jovens devem ter conhecimentos de que em algumas circunstâncias esse tipo de linguagem não deve ser usada. E sendo usada, sem exageros para que as pessoas que estão naquele ambiente entendam, principalmente, aquelas que não estão familiarizadas com algumas palavras ou expressões. Lembre-se que essa linguagem é totalmente diferente da linguagem padrão.

2- Hoje temos uma fonte muito rica de informações a internet, e vemos que nas redes sociais, é muito usada a linguagem coloquial "transformadas em linguagem virtual". E com isso os jovens nas escolas, e /ou concursos públicos estão errando bastante na ortografia. Essa situação se agrava cada dia mais, o que você a respeito ?

R=  Hoje temos em alguns concursos públicos podemos ver questões que estão relacionadas a linguagem coloquial, no sentido de diferenciar da língua padrão, que antes não era citada nesses concursos. Mas os jovens devem ter cuidado quando for se tratar de uma dissertação-argumentativa. E a linguagem padrão, não deve ser usada apenas nos concursos públicos. Fica a dica#!

3- De que modo deve se utilizar a linguagem informal?

R= A linguagem coloquial dever ser usada em ambientes como: barzinho, familiar, entre amigos e outros.

4- Na sua opinião é correto a pronúncia dessa língua?

R= Como já citei anteriormente, depende do ambiente e da situação em que a pessoa está inserida. Mas sim, é correto o uso dessa língua.

5- Em nosso cotidiano, já virou costume o uso das gírias. Enfim, de um modo isso atrapalha bastante, principalmente em entrevistas de emprego. Este comportamento deveria ser essencial, e aberto até mesmo para os concursos públicos ou em entrevistas de empregos?

R= Se tratando de uma entrevista de emprego por exemplo, a linguagem adequada é a formal, pois se o candidato usasse a coloquial, o consultor não "entenderia" algumas expressões ou palavras que não fazem parte do seu cotidiano. Mas, mesmo assim existem consultores que aceitam algumas expressões sem exageros, como: legal! , bacana! ...

6- Para o mundo de hoje, seria melhor utilizar constantemente a norma padrão, culta, ou a língua coloquial?

R= Percebe-se que alguns jogadores e técnicos de futebol quando são entrevistados, a linguagem usada é a formal. Eles precisam passar para os espectadores a verdade, a seriedade em seu trabalho.
Com isso, não quero dizer que se eles usassem a linguagem coloquial não seriam respeitados. Quero dizer que a situação em que eles se encontram não é apropriada para esse modo de linguagem, pois é uma entrevista nos meios de comunicação.
Mas vale ressaltar que entre jogadores e técnicos, com certeza essa linguagem é usada constantemente.


                                            Entrevista com um personagem fictício.



Então amores, por hoje é só ! Beijão .
#By: Evelyn




3 comentários:

  1. Boa entrevista, mas , o "personagem fictício" vcs que criaram ?

    ResponderExcluir
  2. Gostei da entrevista u.u

    ResponderExcluir
  3. Quele, o personagem fictício, foi uma professora nossa que por motivos pessoais não queria que fosse identificada no blog!

    Juninho, muito obrigada !

    ResponderExcluir